Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Grávida pode tomar anestesia para tratamentos dentários?

De modo geral gestantes podem sim tomar anestesia para tratamentos dentários, já que a maioria dos anestésicos locais usados pelos dentistas é segura para mulheres grávidas. É claro, no entanto, que você deve mencionar para o seu dentista que está esperando um bebê e decidir com ele a gravidade e urgência do tratamento a ser feito. 

Em alguns casos, é possível esperar até depois do parto, enquanto em outros existe pressa para lidar com alguma coisa que pode se complicar (um tratamento de canal, por exemplo) se passar tempo demais. 

Já se sabe que a saúde bucal da mãe é fundamental para um bom desenvolvimento do bebê ainda na barriga e também depois. Estudos demonstraram que gestantes com infecções na gengiva podem acabar dando à luz bebês prematuros


Uma vez que esteja ciente da sua gravidez, o dentista tomará então a decisão mais indicada para o seu caso, e, se for usar anestésicos locais, vai evitar aqueles que sejam contra-indicados para gestantes. 

De acordo com a dentista Vera Moreira Leite, "não se deve optar por realizar o tratamento sem anestesia, porque o estresse gerado libera substâncias prejudiciais ao bebê". 


É comum que a gengiva sangre na gravidez?

Ponto principal: É comum que a gengiva sangre na gravidez. Tome cuidado especial com a higiene oral e consulte um dentista.


Minha gengiva sangra toda vez que escovo os dentes e passo fio dental. É normal?
A sensibilidade e o sangramento na gengiva são uma queixa comum na gravidez. Os hormônios da gestação podem fazer suas gengivas inflamarem e incharem, o que facilita o sangramento, principalmente quando você escova os dentes ou passa o fio dental.

Alguns estudos até chegaram a apontar que grávidas com problemas sérios na gengiva poderiam ter maior risco de parto prematuro e pré-eclâmpsia. Pesquisas recentes e mais abrangentes, no entanto, não encontraram relação entre doenças da gengiva e complicações graves na gravidez.

De qualquer modo, é importante cuidar bem dos dentes e das gengivas durante a gestação.

De qualquer modo, é importante cuidar bem dos dentes e das gengivas durante a gestação.


O que posso fazer para diminuir o sangramento?
Continue a fazer as escovações e a usar o fio dental regularmente, mas com movimentos delicados. Pode ser que sua vontade seja não mexer muito na gengiva, mas é muito importante caprichar na higiene oral durante a gravidez.

Você pode experimentar usar uma pasta para dentes sensíveis, ou até passar gelo na gengiva se a escovação provocar dor. E tente evitar alimentos com açúcar refinado, que contribuem para o surgimento de cáries e de problemas na gengiva.



Quando devo procurar o dentista?
Se sua gengiva está sangrando e doendo, marque uma consulta com o dentista imediatamente. Assim você poderá fazer uma limpeza ou tratamento e conversar sobre a melhor maneira de cuidar dos seus dentes.

Não se esqueça de avisar o dentista de que está grávida, para que não seja submetida a um raio X durante o primeiro trimestre se não houver absoluta necessidade. Não há restrição médica ao uso de anestesia local para tratamentos dentários durante a gravidez, desde que as substâncias utilizadas seja as recomendadas para gestação.

Se seu dentista estiver preocupado com o tipo de medicamento que pode usar com você, peça a ele para falar com seu obstetra.
 




Fumar mata 35% das bactérias da boca


O consumo regular de álcool e tabaco pode levar a uma ampla gama de problemas de saúde bastante conhecidos, como câncer e cirrose, mas pesquisadores brasileiros mostraram que essas drogas também vitimam centenas de espécies... de bactérias da boca.
Quem é fumante perde cerca de 35% da biodiversidade bacteriana bucal (que pode chegar a 700 espécies diferentes de micróbios).

Já quem consome bebidas alcoólicas e fuma fica sem 20% das espécies da “flora” da boca, mostra a análise feita por especialistas da C.C. Camargo Câncer Center e da USP. (A análise não inclui pessoas que apenas bebem, mas não fumam.)


Esse cenário pode se revelar preocupante porque, assim como ocorre no intestino, a presença de uma comunidade saudável de bactérias na boca provavelmente ajuda a proteger essa parte do corpo.
Bactérias “do bem”, por exemplo, ajudariam a manter sob controle micróbios daninhos ou produziriam substâncias benéficas para a boca.
Com o desequilíbrio causado pelo consumo constante de álcool e tabaco, a biodiversidade alterada de bactérias poderia acelerar os problemas de saúde ligados a essas drogas, favorecendo o aparecimento de tumores bucais, por exemplo.
“Achamos que aquelas bactérias que conseguem adentrar esse território, agora desprotegido do biofilme, a “capa” de micróbios que antes defendia a mucosa, podem estar ligadas a isso”, disse à Folha o biólogo Emmanuel Dias-Neto, que assina o novo estudo ao lado de Andrew Thomas e de outros colegas.


SELEÇÃO NATURAL 
Para chegar aos resultados, a equipe obteve amostras da boca e da língua de 22 voluntários, com a ajuda de uma espécie de cotonete (veja infográfico à direita).
 A partir das amostras, os cientistas usaram uma técnica que “pesca” pequenos trechos de DNA bacteriano, que são úteis para identificar a espécie de micróbio à qual esses pedaços de DNA pertencem.
Pode parecer estranho que a boca de quem fuma e bebe tenha mais tipos de bactéria do que a de quem apenas fuma. Os pesquisadores também estão tentando entender melhor o motivo, mas há uma explicação para isso.
É que álcool pode servir de substrato (nutriente) para um grupo de bactérias especializadas em metabolizá-lo. Elas transformam a substância em acetaldeído, que é outro componente bastante tóxico e carcinogênico, causador de câncer.
Ou seja, quem bebe e fuma acaba tendo mais bactérias na boca, mas isso está longe de ser uma coisa boa, justamente porque elas aumentam a propensão ao câncer.
Os pesquisadores agora estão estudando o que ocorre no biofilme bacteriano bucal de um fumante que desenvolve câncer.
Se houver de fato uma relação entre a comunidade de bactérias e o aparecimento do câncer, “isso abre uma possibilidade muito legal: que tal o monitoramento do microbina [conjunto de bactérias] como indicador de biofilme pré-maligno [ou seja, próximo de levar ao câncer]?
Outra possibilidade seria desenvolver uma goma de mascar probiótica (ou seja, com bactérias “do bem”, como certos iogurtes) para minimizar os riscos de lesões pré-cancerígenas, diz Dias-Neto. São ideias interessantes, mas que ainda estão no começo, adverte ele.




quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Sorrir dá vida a sua vida!!

Já parou pra pensar como sorrir faz bem?

Uma piada ou uma situação engraçada são motivos para gargalhadas, que mudam as nossas expressões e nos deixam radiantes.

Não é à toa que o sorriso é o nosso cartão de visita e para que este ato de alegria seja ainda mais contagiante, é preciso estar com os dentes bonitos, alinhados e bem cuidados.


Por aqui vocês encontrarão informações sobre tratamentos, dicas, especialidades, equipamentos sobre tudo o que há de mais moderno quando trata-se da saúde dos dentes.

Nos vemos em breve!

Até mais :)