Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2016

Como faz falta um dentista.....

Renan perde "dente" durante entrevista e vira meme nas redes sociais


Cercado de microfones de emissoras de rádio e TV, Renan declarou que não iria votar sobre a abertura do processo que pode tirar Dilma do Palácio do Planalto
renan-coletiva
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), perdeu um dente enquanto concedia entrevista coletiva a jornalistas sobre o processo de impeachment da presidente Dilma. Cercado de microfones de emissoras de rádio e TV, Renan declarou que não iria votar sobre a abertura do processo que pode tirar Dilma do Palácio do Planalto.
Subitamente, o dente de Renan saltou. Ele, aparentemente, não se deu conta da perda. Ou soube assimilar o golpe.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Devo clarear os dentes antes ou depois de colocar aparelho?

Especialista explica porque os dois procedimentos não devem ser feitos juntos e qual deve vir primeiro


Outro motivo para não fazer os dois tratamentos estéticos juntos é que o agente clareador pode afetar a durabilidade da resina que segura os braquetes, aumentando as chances deles se soltarem

Outro motivo para não fazer os dois tratamentos estéticos juntos é que o agente clareador pode afetar a durabilidade da resina que segura os braquetes, aumentando as chances deles se soltarem
FotoDraw05 / Shutterstock
 sabido que o clareamento dental serve para deixar a superfície dos dentes (esmalte) mais brancos. Já os tratamentos ortodônticos são indicados para corrigir a mordida ou o posicionamento dos dentes dentro da arcada. De formar diferentes, ambos os procedimentos visam um sorriso esteticamente mais bonito. Mas será que esses tratamentos podem ser feitos juntos? Qual deve ser feito antes? É o que vamos descobrir.
Juntos não 
O clareamento dental é feito através da aplicação de um gel a base de peróxido de hidrogênio direto na base dos dentes. Para um resultado mais bacana o ideal é que o esmalte dental esteja livre, ou seja, os braquetes do aparelho fixo podem atrapalhar. Já pensou ficar com o centro do dente menos branco por causa do aparelho?
“De modo geral a ortodontia é feita antes do clareamento, pois assim os dentes ficam com toda a face que vai ser clareada exposta. Até existem casos onde o clareamento pode ser feito durante o tratamento ortodôntico, mas apenas quando o aparelho não se utiliza de braquetes e sim, alinhadores”, 
Diferentes dos aparelhos ortodônticos convencionais, os alinhadores (normalmente transparentes) são moldes inteiriços que podem ser colocados e retirados sempre que desejado. O exemplo mais famoso desse tipo de aparelho é o Invisalign.
Outro motivo para não fazer os dois tratamentos estéticos juntos é que o agente clareador pode afetar a durabilidade da resina que segura os braquetes, aumentando as chances deles se soltarem. Mais descolagens significam um tratamento mais longo e acho que ninguém quer isso, né?
Clareamento só depois 
Embora cada caso seja um caso, normalmente é recomendado clarear os dentes só depois de alinhá-los para não correr o rico de gastar dinheiro a toa.
“Tem pacientes que pagam para clarear os dentes e logo depois já colocam aparelho. Com o passar do tempo é normal que o dente volte a ficar mais escuro por causa da alimentação, má higienização, hábitos como fumar e etc. Mas esses agentes só vão manchar a parte exposta, ou seja, ao tirar os braquetes é possível que o centro do dente esteja mais branco obrigando o paciente a fazer um novo clareamento para corrigir o desequilíbrio de cores”,  
No entanto, essa colocação pode ser rebatida, uma vez que o clareamento é um tratamento que deve ser refeito de tempo em tempo, independente do uso do aparelho. “Não existe uma ordem correta, tudo vai depender das necessidades do paciente e do planejamento feito pelo profissional ou pela equipe responsável”, diz Renato.
Tempo separadamente 
Resumindo, a melhor regra ainda é aquela que você vai combinar com seu dentista de confiança. Mas engana-se quem acha que se escolher fazer os dois tratamentos separadamente passará longos anos até ter o sorriso dos sonhos.
“Um tratamento ortodôntico pode variar de poucos meses a dois anos. Já o clareamento pode ser feito no consultório com 2 ou 6 sessões ou em casa que pode variar de uma semana até 4 semanas dependendo do tempo que se utiliza o produto clareador”, diz Renato.

Boa higiene bucal mantem raciocínio e memória saudáveis


As bactérias que causam as inflamações gengivais podem aumentar a gordura dentro dos vasos sanguíneos e dificultar a oxigenação cerebral


Adultos maiores de 60 anos e com problemas gengivais frequentes apresentaram um raciocínio mais lento e uma grande dificuldade em memorizar uma sequencia de três palavras após algum tempo

Adultos maiores de 60 anos e com problemas gengivais frequentes apresentaram um raciocínio mais lento e uma grande dificuldade em memorizar uma sequencia de três palavras após algum tempo
Foto: Kurhan / Shutterstock 
Você está tendo dificuldade para pensar, lembrar das coisas ou está com o raciocínio muito lento? Vá ao dentista! Isso mesmo. Um estudo feito pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, constatou que manter visitas esporádicas ao dentista e a saúde bucal impecável ajuda as pessoas a terem o raciocínio e a memória saudáveis.
Os pesquisadores analisaram cerca de 2300 pessoas entre homens e mulheres. Foi observado especificamente a saúde oral de cada um e depois foram feitos alguns testes que os obrigavam a pensar rápido ou usar a memória. O resultado pontou que os adultos com mais de 60 anos e maiores níveis de doenças gengivais apresentaram um raciocínio mais lento e uma grande dificuldade em memorizar uma sequencia de três palavras após algum tempo.
Adultos maiores de 60 anos e com problemas gengivais frequentes apresentaram um raciocínio mais lento e uma grande dificuldade em memorizar uma sequencia de três palavras após algum tempo
Foto: Kurhan / Shutterstock
A pesquisa ainda mostrou que aquelas pessoas que tinham uma grande quantidade da bactéria Porphyromonas gingivalis na boca, aquelas que causam os problemas gengivais, não apresentam muita habilidade em exercícios de cálculos com números com mais de três dígitos.
Sem surpresas! 
O resultado dessa pesquisa americana não surpreende Heliana Daher, cirurgiã-dentista especialista em periodontite e implantes. Segundo ela, as bactérias causadoras das doenças gengivais têm forte relação com a perda de memória, pois elas podem aumentar as placas ateromatosas no interior das artérias e vasos sanguíneos. Essas placas são depósito de gordura, colesterol, cálcio, produtos de degradação celular, fibrina, monócitos e bactérias.
“O acúmulo das placas ateromatosas no interior das artérias em contato com o sangue sofre coagulação e diminui gradativamente a luz das artérias afetadas, dificultando a passagem do fluxo sanguíneo e oxigenação dos órgãos. Assim sendo, a redução do fluxo sanguíneo (e oxigenação) em determinadas áreas do cérebro, podem comprometer o bom funcionamento delas e acentuar a perda de memória do indivíduo”, diz a especialista.
Outras doenças 
E não para por ai. A obstrução da luz das artérias pode causar isquemias, derrames cerebrais e infartos do miocárdio. Estas placas também podem se desprender, ganhar a corrente sanguínea e se alojar em outros órgãos, causando assim tromboses e embolias.
Outra doença que as bactérias causadoras da inflamação gengival podem provocar é a endocardite bacteriana. Sem dó, esses microrganismos caem na corrente sanguínea e podem se alojar nas válvulas do coração provocando lesões e comprometendo as funções vitais dessas válvulas.
Dentista é seu grande parceiro 
A solução para esses problemas está naquele profissional que talvez você já tenha visto como inimigo: o dentista! “Consulte-o caso sua gengiva esteja sensível ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental e também se estiver passando por um problema de mau hálito, pois essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave”, diz a especialista.
As visitas ao dentista devem ser feitas pelo menos a cada seis meses. No entanto, se a pessoa for diagnosticada com inflamações severas de gengiva (periodontite), essas consultas devem ser feitas a cada três meses. “O paciente que não comparece adequadamente durante o tratamento terá o mesmo resultado como se nunca tivesse tratado o problema”, diz Heliana.
Com uma boca saudável e livre de doenças gengivais e cáries, a qualidade de vida do indivíduo melhora muito. “Você pode comer bem, dormir melhor e concentrar-se sem ter dentes doloridos ou infecções bucais para atrapalhar sua vida. Cuidar bem dos seus dentes e gengivas faz mais do que ajudar a garantir que você tenha um sorriso branco e brilhante, uma boa higiene bucal pode melhorar a sua saúde, reduzindo o risco de doenças graves e até mesmo, como vimos, preservando sua memória”, diz a especialista.
Agência Beta

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Cuidar dos dentes melhora saúde geral e traz longevidade

BEM-ESTAR


Cuidar dos dentes melhora saúde geral e traz longevidade

De acordo com o jornal inglês Daily Mail , quando as pessoas cuidam da saúde bucal, estão cuidando também da saúde geral do corpo. No artigo publicado pelo jornal, fazer check ups regulares, ter dentes limpos e uma boca saudável pode aumentar a longevidade e levar ao diagnóstico precoce, tratamento e prevenção de uma série de doenças de anemia, problemas cardíacos.
Os especialistas estão descobrindo cada vez mais ligações entre a doença da gengiva - que afeta metade da população - e dezenas de outras doenças. Os estudos também mostram que o tratamento pode conduzir a melhorias em muitos casos.
Consultor científico da British Dental Association, o professor Damien Walmsley, disse: "a boa notícia é que a maioria dos casos de doença periodontal são tratáveis e, mais importante, podem ser evitadas."
Cuidar dos dentes garante boa saúde geral
Cuidar dos dentes garante boa saúde geral
Foto: Getty Images

5 hábitos que podem prejudicar os dentes - como escová-los logo após as refeições

5 hábitos que podem prejudicar os dentes - como escová-los logo após as refeições

  •  6 maio 2016
iStockImage copyrightTHINKSTOCK
Dizem que o sorriso é como uma carta de apresentação. O que muitos não sabem é que vários hábitos corriqueiros podem ter consequências sobre nossa saúde bucal - e ameaçar o aspecto do sorriso.
O esmalte dental é a parte mais dura de nosso organismo e a única proteção real que os dentes têm de ataques externos, principalmente da placa bacteriana, por isso, preservá-lo é fundamental para manter a saúde bucal.
Fumar é definitivamente um dos piores hábitos para isso - e para nosso corpo em geral -, mas existem muitos outros. A seguir, o especialista em odontologia preventiva e comunitária Juan Carlos Llondra Calvo, da Universidade de Granada, na Espanha, explica quais são e seus efeitos sobre os dentes.

1. Escovar os dentes logo após comer

iStockImage copyrightTHINKSTOCK
Desde pequenos, aprendemos que devemos escovar os dentes após comer, de preferência logo após uma refeição. Mas por quê?
A recomendação se deve ao fato que alguns alimentos, como batatas fritas, sucos cítricos, bebidas gasosas e alcoólicas, são ácidos. "O problema é que o esmalte começa imediatamente a perder cálcio, deixando o dente menos rígido, e a escovação só piora a situação", afirma Calvo.
O especialista recomenda esperar de 20 a 30 minutos para escovar os dentes, o que dá tempo para que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a se prender ao esmalte.
O mesmo vale para o vômito. Ainda que vomitar deixe uma sensação e gosto muito ruins na boca, o melhor é não limpar os dentes de imediato. Mas, se foram ingeridos alimentos não muito ácidos, Calvo recomenda escová-los assim que se acabar de comer.

2. Roer as unhas

iStockImage copyrightTHINKSTOCK
Muitas pessoas têm o hábito de roer as unhas. Além de não ser higiênico - e de eventualmente causar feridas nos dedos -, esse costume pode ser muito ruim também para a saúde bucal.
Segundo Calvo, as bactérias nas unhas podem provocar infecções no sistema digestivo e na boca.

3. Nadar na piscina

iStockImage copyrightTHINKSTOCK
As piscinas costumam ser tratadas com uma grande quantidade de cloro para ajudar a manter seu pH, e isso pode ser prejudicial para o esmalte dental das pessoas que nadam nelas.
No entanto, não é preciso se alarmar demais já que, de acordo com Calvo, isso afeta mais quem passa de cinco a seis horas por dia na água.
Nestes casos, o especialista recomenda escovar os dentes com uma pasta com flúor e fazer um enxague bucal com flúor uma vez por semana.

4. Usar os dentes como ferramentas

iStockImage copyrightTHINKSTOCK
"O que é terminantemente proibido é usar os dentes como ferramentas", diz o odontologista. Ele se refere a hábitos como, por exemplo, destampar garrafas, frascos e embalagens de papelão ou papel, o que pode desgastar e quebrar os dentes.
E, ainda que pareça ser menos prejudicial, também não é recomendável usar os dentes para cortar fios. Calvo explica que essa ação pode gerar fissuras invisíveis a olho nu que, depois, podem permitir uma fratura do dente mesmo com um impacto mínimo.

5. Mastigar cubos de gelo

iStockImage copyrightTHINKSTOCK
Quem tem o costume de mastigar cubos de gelo que restam no copo de uma bebida também precisa rever este hábito, segundo o dentista.
Fazer isso com frequência ou mastigar muito gelo de uma só vez pode fraturar os dentes ou gerar rachaduras. Calvo ressalta que o risco é ainda maior para quem tem implantes ou coroas na arcada.

6. A forma como se escova os dentes

iStockImage copyrightTHINKSTOCK
O que é melhor: movimentos horizontais, verticais ou circulares? Devemos usar uma escova manual ou elétrica? "Não importa, desde que seja sempre da mesma forma e por no mínimo dois minutos", afirma Calvo.
O método ideal é dividir a boca em quatro partes, diz o odontologista, e limpar primeiro a parte superior esquerda, depois a direita. Em seguida, a parte inferior esquerda e, por fim, a direita. Deve-se levar meio minuto em cada região, da gengiva para o dente, para não machucar a gengiva.
Também é importante fazer movimentos suaves, já que, se forem muito fortes, pode gerar uma abrasão dos dentes, sobretudo quando se usa uma escova manual, porque a elétrica tem um controle de pressão.
O especialista ainda recomenda trocar de escova a cada três meses ou antes, se as cerdas estiverem deformadas, o que impede uma boa limpeza, e não se esquecer de escovar a língua, que absorve bactérias como uma esponja e, depois, as espalha quando se passa a língua nos dentes.

Seu próximo emprego pode passar pelo seu Dentista


Seu próximo emprego pode passar pelo seu Dentista


Sim, acredite ou não, mas seu próximo emprego pode se iniciar em uma clínica odontológica.

Poucos sabem, mas os profissionais de RH estão treinados não só para seu perfil psicológico, sua experiência profissonal, em como se sai em situações de crise ou de decisões dificeis, ou ainda em sua postura e trajes na hora da entrevista.



Tudo Certo. Você se preparou semanas para aquele dia. Fez cabelo, comprou terno/Vestido novo, fez unha, comprou sapatos novos e brilhantes.

Mas a primeira coisa que fez quando entrou para a entrevista, foi dar um sorriso.

Poucos sabem, mas a má qualidade bucal (halitose, dentes amarelados, quebrados, ou gengivites) é reparada de imediato pelo profissional de recrutamento.

Uma limpeza (assepsia bucal) ajuda, mas se você possui tártaros em demasia, sente que seus dentes estão amarelados, e que seu sorriso não inspira confiança, tire alguns minutos de sua semana e procure um dentista.



Esse pouco tempo no dentista pode lhe aliviar de vários sintomas, e retomar um sorriso auto confiante.

Lembre-se que, na maioria das vezes, as pessoas são contratadas em regime de experiência e por alguns meses vão conviver de perto com outros colaboradores. Hora mais que perfeita de ter hábitos saudáveis e uma dentiçao digna de seu próximo emprego.

A Clínica Open Center pode lhe ajudar, basta agendar uma visita com uma de nossas profissionais e temos a certeza de que um sorriso saudável e bonito lhe ajudará na busca do próximo emprego dos sonhos.

Boa Sorte, e conte conosco !!




Sinais de que é hora de ir ao dentista

A dor é o principal sinal de alerta, mas feridas e sangramentos também requerem atendimento imediato de um profissional de odontologia



Emergências dentárias acontecem e há quem não saiba identificar os sinais de que é hora de ter uma ajuda especializada de forma imediata. Muita gente inclusive protela enquanto pode a ida ao dentista. Mas de acordo com os especialistas, algumas situações são flagrantes de que um profissional precisa cuidar da saúde bucal.
"A principal urgência em odontologia é a dor. Tem quem sofra com a dor e tente sanar com analgésicos e mil e uma alternativas, fazem bochechos… Embora resolva momentaneamente, não tira a necessidade de ir ao dentista", explica Vera Soviero, professora da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e coordenadora do curso de odontologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis:
Veja também: Sinais de que a gengiva não está saudável
Esse dolorido desconforto tem uma origem predominante. "A causa mais comum de dor de dente é a cárie, que acontece quando ácidos produzidos por algumas bactérias corroem o esmalte dos dentes e atingem a dentina. Quando a cárie não é diagnosticada no início, a inflamação atinge a polpa do dente, causando o abcesso, que causa inchaço e dor nos tecidos que circundam o dente", esclarece a dentista Camila Galatti, da Abdala Galatti Odontologia.
Dores durante a mastigação podem estar relacionados tanto a cáries, a doenças periodontais, a fraturas dentárias ou a alguma prótese removível mal adaptada, explica Camila. Dores na região de ATM (articulação temporo-mandibular, que liga o maxilar a mandíbula), próximo ao ouvido, igualmente requerem atendimento o quanto antes.
Dente quebrado ou trincado também requer pronto atendimento. "Dependendo do tipo de traumatismo, o tempo de socorro faz diferença no prognóstico daquele dente", alerta Vera.
Geralmente, sangramentos indicam inflamação gengival por falha na higiene – a placa bacteriana acumula no espaço entre os dentes e a gengiva, quadro conhecido como gengivite. O uso frequente do fio ou da fita dental ajuda a prevenir e a tratar o problema, aponta Camila. No entanto, ter o acompanhamento do odontólogo evita que a situação se agrave a ponto de causar uma periodontite ou a perda do dente.
Se o sangramento for abundante, acompanhado de inchaço da gengiva e de um odor forte, agende o quanto antes uma consulta. "Esses sintomas indicam doença periodontal e que o osso que circunda o dente já foi atingido. Se há sangramento espontâneo, pode haver alguma doença concomitante [além do problema bucal]", analisa Vera.
Já casos em que a pessoa observa feridas na boca exigem observação atenta, sendo que é normal que surjam aftas ou que a pessoa morda a língua ou a bochecha, por exemplo. Mas se a ferida não cicatrizar em um período de até sete dias, independente de haver dor, procure a orientação de um especialista.
Sensibilidade nos dentes ao ingerir algo gelado e que passa tão logo o estímulo acabe é comum, segundo Vera. "A dentina é a parte mais vascularizada e enervada, quando ela fica exposta por desgaste no esmalte, seja por fratura, queda de restauração, ou exposição de raiz, a gente sente dor. Isso acontece quando ingerimos alimentos quentes, ácidos ou gelados", pondera Camila.
Mas é preciso ligar o sinal de alerta se a dor for persistente. "É um indício de que pode ser necessário fazer tratamento de canal. Essa dor tende a piorar quando a pessoa está na posição deitada, então, é comum queixas de dor ao acordar ou não conseguir dormir devido à dor", conclui Vera.

Sete inimigos dos dentes bonitos e saudáveis

ublicada em 01/06/2016 às 14:59

Sete inimigos dos dentes bonitos e saudáveis

A troca constante da escova de dente é fundamental, embora bastante negligenciada. Uma vez que as cerdas comecem a esgarçar é hora de trocar.













Certas atitudes e hábitos são verdadeiros inimigos para quem deseja ter dentes saudáveis e bonitos. Para identificar quais são eles, ouvimos os dentistas Edson Saleme Junior (CRO-MG 30665), Renan Cavanha Rossi (CRO-SP 116162) e Roberto Abdalla Jr. (CRO-SP 67232).

Escovação não é força, é técnica para que sejam atingidas todas as faces do dente (frente, posterior, em cima ou embaixo, e entre os dentes).

A troca constante da escova de dente é fundamental, embora bastante negligenciada. Uma vez que as cerdas comecem a esgarçar é hora de trocar.

Quem usa aparelho tem um desgaste mais intenso da escova, precisando trocá-la a cada 30 dias. Usar os dentes como ferramenta para cortar fios, abrir garrafas, ou morder canetas e lápis, ou ainda mastigar alimentos muito duros, como o gelo, também são erros .

Roer as unhas ou ranger os dentes também é prejudicial porque agrava o desgaste dos dentes, causando fraturas invisíveis, que podem aumentar com o tempo. Café, açaí, beterraba e vinho e outros alimentos ricos em corantes podem pigmentar os dentes.  A alimentação com excesso de açúcar ou carboidratos pode ser bastante prejudicial à saúde dos dentes.
Doces, bolos, massas e até frutas são o prato preferido das bactérias que vivem na boca e produzem os ácidos que causam as cáries.

Refrigerantes, isotônicos e alimentos ácidos alteram o pH (índice que mede a acidez, alcalinidade ou neutralidade) da boca, tornando-o mais ácido. O cigarro é um grande arqui-inimigo da saúde bucal. Ele causa o amarelamento dos dentes, devido aos pigmentos contidos em sua formulação, e também causa a vasoconstrição, ou seja, diminui a circulação de sangue na gengiva. Escovação não é força, é técnica para que sejam atingidas todas as faces do dente (frente, posterior, em cima ou embaixo, e entre os dentes).
 

1 - 'Alimentar' bactérias

A alimentação é o principal fator que devemos atentar quanto à saúde dos dentes. O acúmulo de restos de alimentos compostos por carboidratos simples como doces, bolos, massas e até frutas são o prato preferido das bactérias que vivem na boca e produzem os ácidos que causam as cáries.
Quiz: Você sabe cuidar dos seus dentes corretamente?
 “Quando as cáries se instalam, elas oferecem condições para que bactérias mais agressivas possam atuar na boca, causando o tártaro e posteriormente a gengivite”, alerta Edson. A prevenção é fácil: escovação com pasta com flúor, de cerdas macias e uso do fio dental, se não em todas as refeições, ao menos na higienização noturna.
2 - Corantes

Café, açaí, beterraba e vinho e outros alimentos ricos em corantes podem pigmentar os dentes. No caso das bebidas, Renan recomenda que o consumo seja intercalado com água. Já no caso dos alimentos, a solução é escovar os dentes logo após as refeições.
3 - Alteradores do PH

Refrigerantes, isotônicos e alimentos ácidos alteram o pH (índice que mede a acidez, alcalinidade ou neutralidade) da boca, tornando-o mais ácido – o ambiente bucal mais ácido favorece a ação das bactérias causadoras da cárie. Por isso, é indicada a higienização da boca na sequência.  
O contato com itens ácidos é tão danoso para os dentes que até a prática de natação em piscinas entrou para o radar dos dentistas: “O cloro usado na água da piscina também pode prejudicar o esmalte dos dentes. O indicado é que a pessoa escove os dentes na sequência da atividade física com pasta com flúor”, recomenda Roberto.

4 - Escovação errada

Quem acredita que escovar os dentes muitas vezes por dia ou com mais força é a melhor conduta erra.
“Escovar os dentes muitas vezes ao dia não é recomendado. E escovação não é força, é técnica para que sejam atingidas todas as faces do dente (frente, posterior, em cima ou embaixo, e entre os dentes). Quando é aplicada força, o organismo entende aquilo como uma agressão, causando a retração do osso e da gengiva, o que torna a sustentação do dente mais frágil. Ninguém vai ficar 15 minutos escovando os dentes, mas de três a cinco minutos é o ideal”, analisa Renan.

5 - Não trocar a escova

A troca constante da escova de dente é fundamental, embora bastante negligenciada. Uma vez que as cerdas comecem a esgarçar é hora de trocar, o que acontece, em média, a cada dois meses. Quem usa aparelho, nota um desgaste mais intenso, precisando trocar a escova a cada 30 dias.

Hábitos corriqueiros podem provocar cáries e abrir nossas defesas para a chegada de doenças

 
6 - Roer unhas, ranger dentes

No quesito hábitos, roer as unhas ou ranger os dentes também é prejudicial porque agrava o desgaste dos dentes, causando fraturas invisíveis, que podem aumentar com o tempo. Ações como usar os dentes como ferramenta para cortar fios, abrir garrafas, ou morder canetas e lápis, ou ainda mastigar alimentos muito duros, como o gelo, podem causar o mesmo malefício.
7 - Tabaco

O cigarro é um grande arqui-inimigo da saúde bucal. Ele causa o amarelamento dos dentes, devido aos pigmentos contidos em sua formulação. Também causa a vasoconstrição, ou seja, diminui a circulação de sangue na gengiva.
“O tabaco causa 50 doenças diferentes, havendo muitos casos de doenças periodontais, que podem evoluir até para a perda do dente. Um fumante tem três vezes mais chances de ter doenças na boca que um não fumante”, conclui Roberto.