Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de março de 2015

10 alimentos que são "inimigos" dos dentistas



Comer é um dos maiores prazeres da vida. Mas quando se fala de saúde bucal, vários alimentos e bebidas podem ser considerados verdadeiros inimigos dos dentes. E para que você saiba o que está comendo e, assim, possa reforçar a higienização bucal depois de ingeri-los, especialistas listaram 10 itens que podem acabar com a beleza do seu sorriso.

1. Frutas secas
Existe uma controvérsia sobre esse alimento, pois ela possui características que fazem bem e mal para a boca. Se por um lado sua textura fibrosa auxilia no aumento da produção de saliva (o detergente natural da boca), por outro, sua superfície pegajosa e rica em açúcar pode prejudicar os dentes. “Além de grudar nos dentes com facilidade, o excesso de açúcar incentiva o aparecimento da cárie”, diz o dentista Henrique Bueno. 

2. Bala de leite
E o mesmo pode-se dizer das balas de leite. “Esses alimentos grudentos aderem ao dente (principalmente nos molares) de uma forma que a nossa saliva não consegue fazer a higienização correta, deixando a boca mais propensa a problemas dentais”, diz o cirurgião-dentista 
especializado em estética, Alexandre Bussab.

3. Vinho tinto
As bebidas alcoólicas de uma forma geral são grandes inimigas da saúde bucal, pois, além de diminuírem a produção de saliva por conta de seu alto grau de acidez, agridem o esmalte dental e as gengivas. “O vinho tinto ainda possui um alto grau de pigmentação que pode manchar os dentes”, diz Alexandre. Uma dica boa para diminuir esse efeito é ingerir água junto com o vinho para reduzir o teor ácido da bebida.

4. Curry
Para aqueles que fazem questão de um dente extremamente branco, o curry pode se tornar um dos seus piores inimigos, já que tem uma pigmentação muito forte que, em contato com os dentes, pode deixá-los amarelados e com um aspecto envelhecido. “Além disso, o curry tem um odor muito forte e costuma deixar um cheiro estranho na boca depois de consumido”, diz Henrique.  

5. Café 
Essa bebida torna os dentes pegajosos, facilitando o acúmulo e a aderência de alimentos na superfície dental, o que incentiva a formação da placa bacteriana. “Já quanto à sua capacidade de manchar os dentes, vale lembrar que as melanoidinas, pigmentos marrons que se formam durante a torrefação e dão a cor característica ao café, mancham de acordo com o tempo de permanência em contato com os dentes, portanto, se o consumo for moderado e seguido de uma boa higienização, os efeitos podem ser pequenos”, diz Henrique. 

6. Vinagre
A palavra vinagre deriva do latim “vinum acre”, que quer dizer vinho ácido, ou seja, ele é um alimento com alto nível de acidez que pode manchar os dentes. “Alimentos excessivamente ácidos, consumidos com frequência, potencializam a captação de pigmentos pelos dentes", diz Henrique.  

7. Refrigerante
Os refrigerantes são ácidos, doces e têm pigmentação forte, ou seja, são grandes vilões quando o assunto é saúde bucal. No entanto, há estudos que mostram que os maiores danos aos dentes ocorrem nos primeiros trinta segundos de contato dos ácidos com a boca. “Portanto, uma boa dica para diminuir os prejuízos que os refrigerantes causam é tomá-los de canudinho. Essa tática vai diminuir a área de contato do líquido com os dentes”, diz o cirurgião-dentista, Lucas Borbonha Livieiro. 

8. Molho de tomate
Os famosos molhos vermelhos aterrorizam os dentistas, porque atacam os dentes de duas formas; com sua pigmentação escura e com sua acidez, o que torna a ingestão duplamente perigosa. “A acidez deixa o dente mais poroso e, neste estado, absorve mais as manchas de sua forte pigmentação”, diz Lucas.

9. Água de garrafinha
Sim, por mais estranho que pareça, a água das garrafinhas plásticas podem prejudicar os dentes. Por quê? Lucas explica. “Durante a purificação pela qual a água engarrafada passa, ela pode se tornar mais ácida do que a da torneira”, diz o especialista. 

10. Sucos de soja de caixinha 
Um estudo feito pela Escola de Medicina Dentária da Universidade de Melbourne, na Austrália, revelou que os sucos de soja de caixinha são bebidas extremamente ácidas que podem até causar erosão dental. Mas segundo a nutricionista Angélica Petros, não podemos atribuir essa característica a soja em si. “Esses sucos vendidos em caixinhas possuem menos de 30% do néctar da fruta e da própria soja. A grande maioria da sua composição são outros ingredientes, como açúcar e conservantes que podem justificar a acidez revelada nesse estudo”, diz a especialista.



Fonte: Terra

Use pasta com flúor desde o primeiro dente do bebê



O uso de cremes dentais com flúor para bebês há tempos vem causando polêmica entre os dentistas. Porém, se introduzido da forma correta (quantidade certa e com supervisão), esse tipo de pasta só trará benefícios para a saúde bucal da criança. É o que diz, inclusive, a Academia 

Americana de Pediatria, que recentemente recomendou que os primeiros dentes dos bebês devem ser higienizados com cremes que contêm flúor. O órgão brasileiro de odontopediatria já faz essa indicação desde 2009.

A polêmica foi criada porque antes acreditava-se que o uso de pasta de dente com flúor, associado à ingestão de água de abastecimento fluoretada, aumentaria o risco de ocasionar fluorose (manchas brancas) e, assim, prejudicar a dentição que estava em formação.

“Atualmente, orientamos que o uso seja controlado e supervisionado por um responsável, desde o nascimento do primeiro dente. A quantidade recomendada é a equivalente a um grão de arroz em uma escova macia, e desta forma, não há prejuízo pela ingestão do flúor. Esta orientação deverá ser individualizada, levando-se em consideração a dieta e cuidados dispensados”, diz Patrícia Carvalho Farizato Nogueira, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein. 


Principais benefícios e malefícios
O uso de creme dental com flúor é o método preventivo mais eficaz no combate à cárie. “O flúor fortalece o esmalte do dente quando usado na quantidade e forma corretas”, diz a especialista. Porém, quando a orientação do dentista não é seguida, é possível que o excesso de flúor cause, desde manchas brancas nos dentes, até deformação e enfraquecimento da estrutura dentária. Em casos de uso ainda mais exagerado do flúor, a criança pode sofrer intoxicação e dores abdominais.


Fonte: Terra