Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Como superar a dor de dente

Provavelmente você tenha experimentado dor de dente em algum momento, seja por um dente frouxo, um dente do siso com pancada, ou por sensibilidade ao morder um sorvete ou uma batata quente. Mas a dor de dente pode ser um signo precoce de cárie dental. Se você notar dor constante em um dente, que dura mais de um ou dois dias, consulte com o seu dentista; é possível que precise de um trabalho dental. As cáries dentais também causam dor às crianças, por isso se aplicam as mesmas regras. Se seu filho manifestar dor constante nos dentes, reprograme a próxima consulta dental o mais rápido possível. Consulte também imediatamente com o seu dentista se a sua dor de dente (ou do seu filho) estiver acompanhada de febre, ou se tiver problemas para respirar ou engolir.
Enquanto isso, existe alguns passos que você pode seguir para aliviar a dor e o incômodo nos dentes, até que você possa ir ao consultório do dentista.
  • Use fio dental com cuidado, para eliminar qualquer partícula de alimento inserido entre os dentes ou ao longo da linha de gengivas, que poderia estar causando a dor. Se seu filho for quem sofre de dor de dente, ajude-o a efetuar um meticuloso uso do fio dental.
  • Enxague a boca meticulosamente com água morna, e cuspa. Isto também pode eliminar por lavagem as partículas de comida que poderiam causar a dor de dente.
  • Prove com um medicamento analgésico de venda livre.
  • Prove com um analgésico tópico com benzocaína de venda livre que possa aplicar diretamente sobre o local dolorido. Mas não aplique aspirina ou outros analgésicos diretamente sobre o tecido da gengiva ou no dente, pois eles queimam.


Dentes saudáveis: Acerte na alimentação

Durante a gravidez é importante que a dieta seja rica em vitaminas e minerais, pois esses nutrientes contribuem para a formação dos ossos e dentes para que o seu bebê tenha uma dentição forte e saudável.
Nessa fase é importante o consumo de alimentos com vitamina D e cálcio (salmão, leite e derivados, cereais integrais). A vitamina A (como couve e vegetais amarelos), auxiliam na formação do germe dentário, que origina os dentes de leite e permanentes também.



Importância da amamentação para os dentes
O leite materno é o alimento mais completo e mais importante para o desenvolvimento e crescimento saudável do bebê. Além disso, ele é rico em vitaminas e mineral, responsáveis pela formação dos dentes. Mas, a importância da amamentação vai muito além dos valores nutricionais do leite. Enquanto o bebe suga o leite materno, a mandíbula se movimenta fazendo com que a ATM receba estímulos constantes promovendo o crescimento da mandíbula, que assim encontra a posição ideal para o crescimento dos dentes de leite. Além disso, esse movimento é muito importante, pois evita problemas futuros de deglutição, mastigação, fonação evitando tratamentos ortodônticos.

Alimentação ideal 
O leite materno é rico e completo para atender as necessidades do bebê até os seis meses, suprindo suas necessidades fisiológicas e criando anticorpos necessários para sua proteção. Então, até os seis meses o bebê não precisa de mais nada além do leite materno, não sendo recomendado dar nem água. Por isso, a parte mais importante da alimentação até essa fase fica com a mãe, que deve seguir uma dieta para que seu leite seja rico em todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê.
Após essa fase, os primeiros dentes começam a aparecer e a introdução de alimentos deve ocorrer de forma gradual sendo acompanhada pela amamentação, que às vezes duram até 2 anos de idade.
A partir dos seis meses (quando os primeiros dentes começam a nascer) a introdução de alimentos deve ocorrer de forma gradual e ser acompanhada pela amamentação (que pode durar até os dois anos de idade). É recomendado que introduza alimentos como: queijos amarelos, leites e iogurtes (cálcio), papinhas a base de espinafre e água.
Alimentos mais duros, como maça, cenoura, pêra, também são boas opções mas devem ser introduzidos a partir do momento em que a criança souber mastigar, o que é muito importante uma vez que sabemos que a mastigação estimula o crescimento e desenvolvimento fácil.

Outras dicas
- Incentive sempre seu filho a comer frutas. Fazer saladas de frutas sem açúcar é saudável, faz bem para os dentes e ainda tem um colorido que atrai as crianças. Aliás, algumas frutas como o morango têm ácido málico, um adstringente natural que ajuda a tirar manchas dos dentes. 

- A limonada (sem açúcar) também é uma forte aliada dos dentes. O limão tem poder adstringente e bactericida. Além de eliminar as bactérias da boca, ele ajuda a acabar com o mau hálito.

- Evite acostumar seu filho com refrigerantes e sucos de caixinhas. Essas bebidas são ricas em açúcar e podem causar cáries. Priorize água, chás ou sucos naturais, sempre sem açúcar. Bolachas e salgadinhos costumam ter um alto teor de açúcar, sódio e gordura e baixo teor nutritivo.  

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A chave de um belo sorriso

Observe as páginas de qualquer revista e verá que estão repletas de sorrisos cheios de dentes, todos nacarados e com formas perfeitas. Ligue a televisão e verá publicidades de produtos branqueadores cheias de atores sorridentes com dentes brancos e brilhantes. Somos uma cultura de sorrisos felizes. A boa notícia é que obter um sorriso saudável e confiado pode estar mais perto do que você pensa! Primeiro, entenda que é normal que os dentes mostrem signos de envelhecimento. Quando se considera todo o desgaste dos dentes, ao mastigar três refeições diárias, todos os dias, não é de se surpreender que os dentes brancos e nacarados comecem a perder o lustre. Mas com um pouco de cuidado básico, e quem sabe alguma ajuda profissional, você pode recuperar esse sorriso juvenil e saudável.

Preste atenção aos elementos da escovação

Você já escutou milhares de vezes, mas é tão essencial que devemos falar novamente: escove, escove, escove! A escovação elimina a placa que se acumula sobre as superfícies dos dentes. A tecnologia dental percorreu um longo caminho nas últimas décadas, mas a escovação duas vezes por dia e o uso do fio dental uma vez por dia continuam sendo as melhores defesas contra as cáries e os problemas das gengivas.

Conheça os segredos da escovação

Recomenda-se trocar a escova de dente a cada três ou quatro meses. Outro dado: tenha cuidado para não escovar com muita agressividade. A pressão excessiva pode desgastar o esmalte dos dentes.

Branquear e fazer brilhar

O melhor lugar para iniciar a procura de dentes mais brancos é o consultório de seu odontologista. As limpezas de rotina podem fazer milagres. Uma pasta dental branqueadora também pode fazer uma grande diferença.

Invista em mudanças mais permanentes

É possível que lhe convenham outras opções de odontologia cosmética tais como adesivos, capas e perfilado de esmalte. Os adesivos podem cobrir as manchas e fixar lascas de dente. Mediante capas, um tipo de coberta laminada para os dentes, podem ser tratadas rachaduras ou manchas permanentes nos dentes. O perfilado do esmalte, que trabalha o contorno do esmalte dentário para criar uma linha uniforme, é uma boa opção para arrumar os dentes tortos. Sempre são lançados novos produtos e procedimentos menos invasivos, consulte seu odontologista para conhecer mais detalhes.

Escola os lanchinhos com inteligência

É preferível evitar as guloseimas e as bebidas açucaradas, tais como refrigerantes, durante o dia. Constantemente se forma placa, que é uma película de bactérias, sobre os dentes. Os alimentos ou bebidas açucaradas fazem com que estas bactérias produzam ácidos que atacam o esmalte do dente, o que causa cáries. Se for comer uma guloseima, coma-a como sobremesa e depois escove os dentes.

Proteja os lábios

Um sorriso encantador inclui outro componente, além dos dentes saudáveis: não se esqueça dos lábios sedutores! Se passar muito tempo no sol, recomenda-se proteger os lábios com um bloqueador solar labial com um SPF de pelo menos 15. Procure um produto de amplo espectro que proteja contra os raios UVA e UVB.

Com a prática atingimos a perfeição


Você não precisa de dentes perfeitos para ter um lindo sorriso; em certas ocasiões o que importa é a atitude. Se você se sente confiante, parecerá estar mais confiante. Pratique a boa postura, mantenha-se erguido e reto. Caminhe com objetivos. E olhe para as pessoas diretamente nos olhos quando sorri. Verá que quanto mais você sorri, melhor se sentirá.

Seu filho chupa o dedo? Saiba como combater esse hábito.

Durante os primeiros meses de vida, a criança começa a descobrir o seu corpo e levar a mão à boca, surgindo daí a mania de chupar os dedos. Porém, esse hábito pode trazer danos para a saúde bucal tão sérios quanto os causados pela chupeta e mamadeira.
O hábito de chupar os dedos ou até as mãozinhas é intensificado pelo fato de a criança ter a necessidade de exercitar os músculos da face que não são tão exigidos durante a amamentação, às vezes por conta da mãe ter leite em abundância, sobrando essa necessidade de exercício.
Quanto mais cedo o hábito for interrompido, melhor para evitar problemas bucais. Chupar o dedo altera os músculos da língua e da face, levando a alterações desde a fala até a deglutição, levando a necessidade de correção ortodôntica.



Mas como interromper esse hábito?
A estratégia de interrupção ou prevenção são diferentes, depende muito do caso.  Segue abaixo algumas dicas gerais que podem ajudar os pais nesse batalha:

- A amamentação correta ajuda muito na diminuição da mão na boca, ato que pode iniciar a mania de chupar o dedo.
- Não tente eliminar esse hábito oferecendo a chupeta ou a mamadeira para a criança.
- No caso das crianças que chupam o dedo enquanto dormem, os pais devem ficar atentos para tirar sutilmente a mão dela da boca. Uma boa dica é dar um bichinho que ela possa abraçar ou segurar enquanto dorme.
- Diga à criança que ela deve tirar o dedo da boca para falar com você ou com qualquer outra 
pessoa alegando que não dá para entender o que ela fala desta forma.
- Motive a criança quando ela não estiver praticando o hábito com passeios, brincadeiras e parabenizações e reforce que ela fica muito mais bonita sem o dedo na boca.
- Distraia a criança com atividades que requerem o uso da fala (como cantar e soletrar) e da mão 
(como pintura, desenho, modelagem de massa).
- Mostre que pessoas que ela admira não chupam o dedo, sem fazer comparações que humilhem a criança.
- Brinque de pintar as unhas, colar adesivos, amarrar laços de fita ou fazer desenhos com caneta nas mãos.
- E por último, se a criança já for maiorzinha tente explicar, na linguagem dela, que as mãos, mesmo lavadas, possuem bichinhos que podem causar doenças e por isso, colocá-las na boca não é uma boa opção. 

Conselhos sobre alimentação

Conselhos sobre nutrição
Consumir uma dieta adequada e nutritiva não só ajuda a manter o corpo saudável, mas também a boca. A nutrição desempenha um papel importante na saúde e na higiene dos dentes, das gengivas e da boca.

Restrinja os refrigerantes, o café e o álcool
Embora estas bebidas contenham elevada concentração de fósforo, que é um mineral necessário para a boca sadia, muito fósforo pode esgotar a concentração de cálcio do organismo. Isto gera problemas na higiene dental, tais como cárie e doença das gengivas. As bebidas que contêm aditivos tais como xarope de milho e corantes alimentícios, podem fazer aparecer os dentes brancos nacarados como opacos e descolorados. Portanto, é melhor escolher bebidas como o leite, que ajuda a fortalecer os dentes e a construir um esmalte mais forte, para dar um sorriso sadio e formoso.

Beba água corrente sempre que for possível
Se a água engarrafada é sua principal fonte para beber, você está perdendo os benefícios preventivos do fluoreto para as cáries.

Controle seu estilo de vida com baixo conteúdo em hidratos de carbono
Apesar de sua popularidade, as dietas com baixo conteúdo de hidratos de carbono podem causar mal hálito. Uma dieta equilibrada e saudável para os dentes pode ajudar a reduzir as cáries dentais.
Incremente a ingestão de cálcio
Depois dos 20 anos, as mulheres e os homens perdem mais massa óssea da que formam, por isso é importante restabelecer o cálcio perdido com um suplemento diário e o consumo de frutas e vegetais com alto conteúdo de cálcio, tais como os vegetais de folhas verde escuro. Estes alimentos também ajudam a reduzir a acumulação de ácido na saliva, que pode causar a degradação do esmalte dental.

Tome uma dose diária de vitaminas C e D
Estas vitaminas ajudam a sustentar a absorção dos minerais para a boca saudável, tais como o cálcio e o fósforo, que sustentam o tecido ósseo e das gengivas, e os mantém saudáveis. Esta é uma forma simples de manter a higiene dental e combater a doença das gengivas.

Apague o cigarro

O hábito de fumar cigarros é um dos maiores contribuintes ao envelhecimento da boca. De acordo com os Centros de Controle de Doenças, mais de 22 milhões de mulheres nos Estados Unidos fumam cigarros. Além de manchar os dentes, o hábito de fumar interrompe a absorção do cálcio no organismo e também pode causar doenças que podem colocar a vida em perigo, tais como câncer oral. Portanto, deixe de fumar e desfrute dos benefícios da saúde, além de um sorriso bonito e saudável.


Fonte: Oral B

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Um terço dos implantes dentários do país é produto pirata

Um terço do dos 2,2 milhões de implantes dentários feitos anualmente no país é produto de pirataria. As peças piratas podem causar problemas que vão da queda do dente artificial até graves infecções na boca.
A estimativa é da Abimo (Associação da Indústria de Equipamentos Médicos e Odontológicos), baseada na comparação entre o número de procedimentos e o de produtos vendidos legalmente.
Muitas das vendas ilegais são feitas por meio da internet. Há paginas no Facebook anunciando peças (pinos) a partir de R$10 – no mercado legal, o preço varai entre R$300 e R$500.
O assunto foi debatido em congresso internacional de odontologia, no mês passado, e está levando dentistas, empresários e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a discutir uma revisão nas normas para que haja um rastreamento dos implantes até o usuário final.


A implantodontia é uma das áreas que mais crescem na odontologia. Em cinco anos, o número de especialistas com registro no Crosp (Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo) mais do que duplicou, passando de 968 para 2.423.
A especialidade também liderou o número de denúncias contra dentistas em 2014 – com 32% das 270 recebidas -, a maioria pro problemas técnicos e serviços malfeitos.
“Tem gente comprando um torno e fabricando implantes na garagem. E o que é mais preocupante: tem dentista comprando”, diz o superintendente da Abimo, Paulo Henrique Fraccaro.
Para ele, além de desleal do ponto de vista mercadológico, a prática é criminosa. “Não sabemos se as peças têm condições mínimas de qualidade. Podem causar danos físicos (infecções) e financeiros (perda) ao paciente.”
O implante é composto pelo pino de titânio inserido no osso da boca e um outro componente em que a prótese será cimentada ou parafusada.
Os que têm registro na Anvisa passam por uma série de testes, como o de resistência, de fadiga e de esterilidade. Como é um material que fica dentro da estrutura óssea, ele é desenvolvido para interagir com esse osso de forma a não apresentar rejeição.
Segundo a Abimo, as peças mais pirateadas são os componentes que se fixam nos pinos. Normalmente, eles são feitos com dimensões de encaixe mais folgadas, o que faz com que se afrouxem. Nesse espaço, pode haver proliferação de bactérias.
“Isso leva a pessoa a perder o implante, além de sofrer o risco de inflamações e infecções”, explica Claudio Miyake, presidente do Crosp.
O grande atrativo para os dentistas usarem implantes piratas é o preço. A peça completa chega a custar 60% a menos do valor cobrado pelos fabricantes oficiais – R$700 a R$3.500, dependendo do tipo (feito na hora ou após algum tempo da perda dentária, da quantidade de dentes e da origem do material nacional ou importado).

RASTREABILIDADE
Hoje as empresas não têm obrigação legal de identificar suas peças para que possam ser rastreadas diante de um eventual problema. Assim, segundo Miyake, fica difícil comprovar que uma infecção, por exemplo, foi causada por um implante pirata.
Segundo ele, a categoria espera a aprovação de um projeto de lei estadual que obrigará a venda de produtos odontológicos com a devida identificação.
“O que a gente sabe é que o insucesso de um implante tem relação direta com a qualidade do material”, diz o cirurgião-dentista Reinaldo Papa, que já atendeu vários casos de vítimas de implantes piratas ou de má qualidade.
A comerciante Maria Elvira de Melo, 57, é uma delas. Há oito anos, ela perdeu nove implantes dentários por má qualidade do material – o problema só foi descoberto após o material ser retirado da boca.
“Uns oito meses depois de fixados, eles começaram a ficar moles e caíram”, conta.
Na época, o dentista se eximiu de qualquer responsabilidade. “Eu poderia ter processado, mas não sou de briga. Preferi amargar o prejuízo, procurar um outro profissional e refazer o trabalho.”
Segundo o cirurgião dentista Rodolfo Candia Alba Junior, da Conexão Sistemas de Prótese, uma estratégia das empresas para fazer frente aos concorrentes piratas tem sido dar aos dentistas garantia vitalícia dos implantes, desde que os componentes protéticos usados sejam produzidos por elas.

A Abimo também discute a adoção de uma carteira de clientes, onde ficariam registradas informações (como um código de barras) sobre os componentes do implante. “Seria como uma carteira de vacinação, que ficaria em poder do paciente. É uma garantia para ele de que o produto tem origem”, diz Fraccaro.


Fonte: Uol

Pessoas obesas tem mais chances de desenvolver problemas bucais, saiba porque.

Pessoas consideradas obesas têm mais tendência a desenvolver problemas bucais, em especial inflamações gengivais. Isso porque possuem mais tecido adiposo (especializado no armazenamento de gordura). Esse tecido é responsável, entre outras coisas, por produzir citosinas, substâncias químicas que promovem o aumento de processos inflamatórios. Portanto, quanto mais tecido adiposo, mais citosinas e mais propensão a processos inflamatórios a pessoa terá. 
Mas é importante registrar que a obesidade por si só não causa doenças bucais como cárie dentária ou inflamações gengivais. É necessário o acúmulo de placa bacteriana para o desenvolvimento destas doenças.
Além disso, a obesidade também pode levar à dificuldade respiratória, o que estimula a respiração pela boca e, conseqüentemente, a secura bucal (xerostomia), condição que também aumenta a probabilidade de desenvolver cárie e doenças gengivais. 

Obesidade e a diabetes
Quando a obesidade está associada à diabetes, a saúde bucal requer cuidados ainda mais especiais. As citosinas causam um grande risco de desenvolvimento de inflamação no tecido gengival, o que atrapalha na absorção da insulina, que é o hormônio responsável pela entrada de açúcar nas células. Então, a soma dessas duas doenças pode ser um veneno para a saúde bucal e de todo o organismo.