Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Diga X: dente de leite é mais importante do que você pensa

Apesar de provisórios, os dentes de leite são muito importantes para o sorriso uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento funcional e psicoemocional da criança. Afinal, são eles que estão lá e dão suporte quando os pequeninos começam a comer e falar. E também é a partir deles que o indivíduo aprende como higienizar a boca corretamente e traça os primeiros passos para um sorriso bonito.
A negligencia com os dentes de leite pode causar, a curto prazo, danos mais sérios como a cárie dentária, dor e até perda do dente de leite que, a longo prazo, poderá resultar em má oclusões, perda de função, estética, alteração na fala da criança e impacto na qualidade de vida da dela
Do ponto de vista funcional os dentes de leite beneficiam especificamente três aspectos: a mastigação, a fonação e o desenvolvimento e crescimento craniofacial.

A negligencia com os dentes de leite pode causar, a curto prazo, danos mais sérios como a cárie dentária, dor e até perda do dente de leite que, a longo prazo, poderá resultar em má oclusões, perda de função, estética, alteração na fala da criança e impacto na qualidade de vida da dela
Foto: Roman Sorkin / Shutterstock
“Eles permitem o corte e mastigação dos alimentos, sendo que o aumento da consistência dos alimentos é realizado conforme aumenta o número de dentes de leite. Eles auxiliam na correta articulação dos fonemas, sendo que a ausência dos mesmos compromete a fala da criança. E ainda servem de guia para os seus sucessores permanentes, mantendo o espaço para a sua correta erupção e evitando o posicionamento incorreto dos dentes na arcada dentária que possam comprometer a estética no futuro”, diz Gabriela Oliveira Berti, doutoranda da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).
Do ponto de vista psicoemocional, a especialista garante que a criança já possui um autoconhecimento e tem consciência do que é feio ou bonito em seu sorriso. “Assim, muitas doenças bucais tais como a cárie dentária, podem comprometer a qualidade de vida, bem-estar emocional e social em crianças pequenas”, diz Gabriela.
Bem tratados, sim! 
No entanto, há ainda quem pense que por serem provisórios, eles não precisam ser tão bem higienizados quanto os permanentes. Doce engano. Segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria os profissionais da área têm o dever de orientar e motivar os responsáveis pelas crianças a cuidarem bem da saúde bucal dos pequenos.
“A orientação é para que os dentes de leite sejam higienizados com escova e creme dental com flúor com pelo menos 1000 ppm desde a erupção do primeiro dente. A grande diferença na higienização de dentes de leite e permanentes é a quantidade de creme fluoretado empregado durante a escovação, sendo que crianças com até 4 anos de idade devem usar o equivalente a um "grão de arroz cru" e crianças dos 4 aos 8 anos de idade o equivalente a um "grão de ervilha", diz Jenny Abanto, professora do Curso de Odontopediatria na Primeira Infância da FUNDECTO-FOUSP. 

Além disso, é importante que a escovação seja sempre supervisionada por um adulto e realizada logo após as refeições.
Negligência 
A negligencia com os dentes de leite pode causar, a curto prazo, danos mais sérios como a cárie dentária. Em parceria com a higienização bucal desde cedo, é importante que os pais também fiquem atentos à dieta de criança.
“Recomenda-se que seja evitado o consumo de açúcar até os 2 anos de idade e reduzido o seu consumo após esta idade. Se a lesão de cárie acontecer e os bons hábitos de higiene e dieta ainda não forem inseridos, a lesão irá progredir podendo causar dor e até perda do dente de leite que, a longo prazo, poderá resultar em má oclusões, perda de função, estética, alteração na fala da criança e impacto na qualidade de vida da mesma”, diz Jenny.
Mais frágeis? 
Segundo Gabriela, não podemos considerar os dentes de leite mais frágeis que os permanentes, porém o padrão de mineralização dele é menor do que o do dente permanente.
“O esmalte e dentina dos dentes de leite têm menor espessura e a polpa dentária, conhecida como “nervo” do dente, é mais ampla. Devido a isso, as lesões de cárie atingem mais rápido a polpa do dente de leite, podendo gerar a necessidade de tratamentos de maior complexidade se não receberem cuidados em saúde bucal”, diz a especialista.

Alteração no paladar, gosto metálico na boca e alteração na saliva são comuns na gravidez.

Sabemos que a gravidez é um período cheio de novidades e de mudanças no corpo da mulher, muitas vezes causados pelas mudanças hormonais tão frequentes. Um sintoma comum, que segundo os profissionais também está relacionado com os hormônios  é a alteração no paladar. A disgeusia, que não acomete todas a grávidas, tem como principal sintoma o gosto metálico na boca, além do paladar alterado. Segundo os especialistas, outros culpados para esse incômodo seriam um aumento das papilas gustativas, que ocorre nesse período, além das vitaminas e pílulas de hormônio usados nessa fase.

Como aliviar os sintomas

Uma higiene bucal eficiente e frequente, com uso correto do fio dental, gargarejo com soluções específicas, mascar chicletes e chupar balas sem açúcar, comer ou tomar suco de frutas cítricas e beber muita água são algumas das orientações dos especialistas para melhorar a limpeza bucal e ajudar a eliminar o gosto amargo. Fato é, que não há como evitar a disgeusia, mas seus sintomas podem ser amenizados com essas dicas simples e fáceis de fazer. 

Saúde do bebê

Embora sendo um sintoma bem chato para a futura mamãe, a boa notícia é que não interfere e não prejudica a saúde do bebê. Por isso, é fundamental que além do acompanhamento mensal com o obstetra, para fazer o pré natal, as grávidas procurem também um dentista para ser orientada como melhor lidar com mais esse sintoma da gravidez, e assim possam amenizar os incômodos e curtir plenamente essa linda fase na vida da mulher. 

Outros fatores que causam a disgeusia

É bom lembrar que no caso das grávidas a disgeusia é passageira e até comum por causa dos hormônios. Mas existem outros fatores e doenças que podem causá-la, entre eles: a faringite, sinusite, resfriado, infecção nasal, infecção nas glândulas salivares ou nasal, tratamentos oncológicos, entre outros. Menos comum, mas pode ocorrer também pelo fumo, consequência de cirurgia no ouvido, deficiência de vitaminas B12 ou zinco, ferimento na boca ou nariz ou mesmo pelo uso de alguns medicamentos. Por isso é sempre importante consultar um especialista no caso do surgimento de qualquer um dos sintomas citados acima. 

Dificuldade para engolir pode causar cárie e mau hálito

Problema colabora para acúmulo de alimentos e resíduos, fator determinante para o aparecimento de bactérias e outras doenças bucais


A diculdade de engolir não é uma doença, mas sim um sinal de que alguma coisa dentro do seu corpo não está indo bem. Esse problema, que se chama disfasia, pode estar associado ao mau funcionamento do esôfago, câncer de boca, problemas psicológicos ou neurológicos, infecções nas amídalas e até alterações salivares. Se for esse último caso, a pessoa pode desenvolver até cárie e mau hálito.
A higiene bucal das pessoas com disfagia deve ser minuciosa, de modo a ajudar a eliminar os resíduos alimentares e impedir o aparecimento da cárie e da halitose













Saúde bucal 

A higiene bucal das pessoas com disfagia deve ser minuciosa, de modo a ajudar a eliminar os resíduos alimentares e impedir o aparecimento da cárie e da halitose
Foto: Poprotskiy Alexei / Shutterstock
Em relação à saúde bucal, problemas frequentes para engolir podem acarretar outras doenças ainda mais sérias. “Elas podem resultar em acúmulo de alimentos na boca, o que pode favorecer a formação e a multiplicação de microrganismos bucais, progressão rápida das cáries e aumento da vulnerabilidade a infecções, especialmente causadas por fungos”, diz Maria Cecília Aguiar, cirurgiã-dentista especializada em Alterações Salivares e presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).
Além disso, a especialista destaca que o aumento do número de bactérias consumindo esses resíduos alimentares resulta na liberação de gases mau cheirosos eliminados na forma de mau hálito. “Por isso, a higiene bucal das pessoas com disfagia deve ser minuciosa, de modo a ajudar a eliminar os resíduos alimentares e minimizar os problemas listados”, diz a dentista.
Saúde do corpo 
É comum que pessoas que sofrem de dificuldade para engolir sejam “obrigadas” a modificar sua dieta. Eles costumam substituir alimentos sólidos como carnes e vegetais crus por refeições mais líquidas ou pastosas.
“Em alguns casos, o problema pode diminuir o apetite e interferir nas condições nutricionais, resultando em carências de nutrientes e perda de peso. Também pode ocorrer desidratação, engasgos e risco aumentado para pneumonias por aspiração”, diz Maria Cecília.
Papel do dentista 
O dentista pode e deve ajudar em casos de disfasia, principalmente se a causa estiver relacionada com alterações salivares. Quando a saliva apresenta quantidade reduzida ou alterada ela pode acarretar dificuldade para a formação do bolo alimentar, sensação de engasgos e de bolo na garganta.
“Já a produção excessiva de saliva causa incômodo na deglutição. Todas essas alterações salivares têm sintomas semelhantes à disfagia e, por isso, é importante fazer o diagnóstico diferencial, de modo a guiar o tratamento adequado ao caso”, diz a dentista.
Uma vez diagnosticado a causa corretamente, o tratamento precisa ser realizado por uma equipe multiprofissional que inclui fonoaudiólogo, nutricionista, cirurgião-dentista e médicos (gastroenterologistas, otorrinolaringologistas, neurologistas e geriatras), conforme o diagnóstico de cada caso.
“O tratamento inclui desde uso de medicamentos, cirurgias, mudanças dietéticas, exercícios para musculatura oral e esofágica, uso de bandagens elásticas, aparelhos bucais para estimular ou guiar a deglutição, adequação dos padrões salivares e etc”, diz a especialista.
Alimentação 
É importante ressaltar que a adequações da dieta é fundamental para um tratamento com conforto e segurança. Os alimentos sólidos devem ser triturados ou esmagados junto com os líquidos para que possam ser engolidos com facilidade. Frequentemente indica-se o uso de espessantes (substâncias químicas que conferem aumento da viscosidade sem alterar outras propriedades do alimento) para os líquidos, minimizando desconfortos e engasgos.
“Também é recomendável que o indivíduo se alimente de forma devagar e mastigue completamente o alimento. Durante alimentação, o paciente deve estar sentado, com a cabeça ligeiramente inclinada para frente, ajudando no fechamento do trato aéreo. Já quando o paciente está no leito, a cabeceira deve estar elevada”, diz a especialista.

Você sabe escolher a pasta de dentes ideal?

Você sabe escolher a pasta de dentes ideal?

Com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil entender qual a melhor opção para nossas necessidades



Apesar de o seu principal objetivo ser escovar bem os dentes durante a higiene bucal, dependendo dos seus componentes a pasta dos dentes também pode trazer outros benefícios para a saúde da boca.
Se você tem cáries, gengivite ou até sensibilidade dentária, deve optar por um dentífrico que ajude a resolver/aliviar estes problemas. Veja um guia da BBC para escolher a melhor opção:
Se tem uma boca saudável mas pretende prevenir as cáries deve escolher uma pasta de dentes com flúor.
Se sente algum tipo de dor ao comer alimentos ou ingerir bebidas quentes ou frias, é porque tem sensibilidade nos dentes e deve procurar dentífricos específicos para este tipo de problema.
Se tem gengivas inflamadas e que sangram, pode sofrer de gengivite, uma doença oral bacteriana. Neste caso é necessário uma pasta de dentes mais potente, quealém de flúor contenha algum antisséptico mais potente, como o triclosano.
Se pretende ter dentes mais brancos, apesar de haver dentífricos que dizem branquear os dentes, os especialistas destacam que não são muito eficazes e aconselham o tratamento realizado em consultório. Este tipo de pasta de dentes, que têm como principais componentes o peróxido de carbamida e o bicarbonato de sódio, facilita também a remoção de manchas provocadas pelo café, cigarro e outras substâncias. Mas o seu uso excessivo pode sensibilizar os dentes.

Voce vive com ele desde que nasceu. Mas você conhece seus dentes?



Muito prazer em lhe conhecer. Eu sou seu dente.


A idéia desta postagem é para que as pessoas vejam como um dente possui nervos, e partes internas sensíveis, que, se mau cuidado, saberemos as consequências


Conheça por fora e por dentro, e cuide bem de quem é o responsável por levar os alimentos para dentro de você: