Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Raspagem e escovação da raiz

Talvez você tenha descuidado a rotina adequada de cuidado da saúde bucal. Ou você agiu da melhor forma que pôde, mas desenvolveu acumulação de placa e sarro. A rotina regular de escovação de dentes duas vezes por dia e uso diário de fio dental é uma parte importante da eliminação regular de placa para todos. Mas se você apresentar fatores de risco que causaram acumulação de placa nos dentes e gengivas, e o endureceram com sarro, seu dentista ou higienista dental pode sugerir uma raspagem ou uma escovação da raiz para eliminar essa acumulação. Se ela não for tratada, a acumulação grave de sarro ao longo e por baixo da linha da gengiva pode separar as gengivas dos dentes, o qual incrementa o risco de doença das gengivas.
A raspagem e a escovação da raiz são técnicas não cirúrgicas comuns para prevenir a necessidade de procedimentos mais graves, tais como a cirurgia periodontal ou um canal de raiz.
Se seu dentista ou higienista dental recomenda estas técnicas, você deve prever que:
  • Não sentirá nada. Será plicado um anestésico local para adormecer a zona.
  • Raspagem: seu dentista ou higienista dental elimina a placa e o sarro das zonas por cima e por baixo da linha da gengiva.
  • Escovação da raiz: seu dentista ou higienista dental usa ferramentas especiais para alisar os pontos ásperos nas raízes dos dentes. Este processo não só elimina as bactérias e ajuda a reduzir a acumulação de placa, mas, além disso, proporciona uma superfície lisa para que as gengivas tornem a encostar-se nos dentes.

Depois de um procedimento de raspagem e de escovação da raiz, assegure-se de seguir as instruções de seu dentista e mantenha uma rotina de cuidado oral de escovação dos dentes duas vezes por dia e uso diário de fio dental. Se suas gengivas estiverem sensíveis depois do procedimento, prove um fio dental esponjoso, para evitar dor ao usar o fio dental.

Folia de Carnaval: os energéticos naturais que dão ânimo e protegem os dentes

Na natureza existem vários alimentos que são considerados verdadeiros energéticos naturais e podem ser uma boa pedida para quem quer pular os quatro dias de carnaval sem deixar a peteca cair e nem prejudicar os dentes. Os energéticos industrializados e as bebidas isotônicas não são grandes amigos da saúde bucal, por serem extremamente ácidos. Essa acidez causa a desmineralização da superfície do esmalte, um dano irreversível, e os dentes ficam mais expostos e suscetíveis a cáries.
Os energéticos naturais que são mais benéficos para os dentes são aqueles que possuem menor pigmentação e acidez. Com base nisso, listamos alguns alimentos que vão manter você bem animado e com os dentes bonitos nesse carnaval. 

Coco – importante na produção de energia, o coco também pode ajudar a manter a saúde bucal em dia, uma vez que sua água ajuda a hidratar a boca e a manter o fluxo salivar dentro dos padrões, além de seu óleo combater algumas bactérias da flora bucal que podem causar a cárie. Por isso, para os dias de folia, abuse da água de coco. 

Banana – essa fruta contém frutose, glicose e amido, substâncias fornecedoras de energia. A banana também é rica em triptofano, que é convertido em serotonina, hormônio do bem-estar. Existem estudos que indicam que pacientes que costumam consumir bastante banana estão menos sujeitos a contrair câncer de boca. Ou seja, uma boa vitamina de banana, sem açúcar, antes de sair para a folia, pode melhorar seu ânimo.

Folhas verdes escuras – são fontes de vitaminas e minerais que participam no metabolismo como antioxidante e detoxificante e, dessa forma, contribuem para o aumento da disposição e energia. Exemplo de energético antes de sair para a rua? Um bom suco detox de rúcula, espinafre, couve, agrião ou endívia.

Morango - o morango contém ácido elágico, que ajuda a alertar seu metabolismo, estimular o sistema imunológico e revitalizar o corpo e a mente. A combinação de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios encontrados no morango também colabora no combate ao aparecimento de muitas formas diferentes de câncer, inclusive o de boca e garganta. Um energético bacana para se fazer com o morango é um suchá (mistura de ervas e frutas) com chá de folhas de cravo gelado e cinco morangos batidos no liquidificador.  

Fonte: Terra

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Sintomas e tratamento de abscessos dentais

Se você tiver dor nos dentes que excede a dor de leve a moderado e alcança o nível de dor grave e aguda, pode ser signo de um abscesso dental, quer dizer uma lesão cheia de pus nas raízes do dente, causada por uma infecção. O primeiro signo é uma dor aguda no dente, que não alivia. No princípio, é provável que o dente seja sensível ao mastigar e morder, além de apresentar sensibilidade ao calor e ao frio. Possivelmente também você tenha febre, inchaço nos gânglios linfáticos do maxilar e do pescoço, ou inchaço na cara.

Se o abscesso se romper, você notará pela secreção de sabor desagradável na boca. Embora a dor possa aliviar-se o abscesso se rompe, de todos modos você precisa de um tratamento com um dentista, a fim de eliminar a infecção, salvar o dente e evitar complicações. Se o abscesso não se rompe, a infecção pode disseminar-se a outras partes do organismo. Este é um problema que não deve ser desatendido.
Provavelmente, o tratamento inclua a drenagem do abscesso, se ele não estiver aberto. O dentista também pode recomendar que tome analgésicos de venda livre, que enxágue a boca com água morna com sal e que tome antibióticos. Os abscessos mais graves podem precisar consertar o canal da raiz para eliminar o tecido infectado, e os casos mais graves requerem a extração do dente.

Um abscesso dental pode começar com uma cárie dental não tratada, por isso a melhor forma de prevenir um abscesso é a prevenção das cáries, em princípio, ao seguir uma rotina constante de saúde oral com escovação três dentes duas vezes por dia e o uso diário de fio dental. Também são importantes as consultas regulares com o seu dentista, especialmente se você foi tratado por um abscesso. Isto permite que o dentista confirme a eliminação da infecção.


Fonte: Oral B

Guia de etiqueta para quem usa aparelho

Quem usa aparelho ortodôntico sabe que eles precisam de cuidados especiais quanto à higienização, ao armazenamento, ao uso e até a alimentação. O que muitos não sabem é que quem faz esse tipo de tratamento também precisa seguir algumas regras de etiqueta para não passar vergonha nem causar desconforto entre amigo e colegas de trabalho. Para ajudá-los, montamos um guia com dicas e curiosidades para tornar a vida desses pacientes menos complicada.



Evite constrangimentos em públicos
Se você usa aparelho fixo, é bom evitar comer saladas, carne desfiada, manga ou outros alimentos que podem ficar facilmente presos entre os fios antes de uma reunião de trabalho ou um encontro com os amigos ou um paquera. Ou então, ande com um kit dental dentro da bolsa ou do carro. Assim, sempre que você comer alguma coisa poderá fazer a higiene bucal adequada no banheiro. 
Mas, caso alguma comida fique presa no aparelho durante a reunião ou encontro, nunca tente tirá-la na frente das pessoas. Pedir licença para ir ao banheiro é sempre a melhor opção. Aliás, sempre que acabar de comer, vale dar uma checada se está tudo certo com seu aparelho.
Muitas pessoas que usam aparelho móvel têm mania de ficar “brincando” com eles na boca. Se você se enquadra nesse grupo, pare com isso. Esse hábito pode causar desconforto em quem assiste sua diversão bucal. 

Aparelho limpo ajuda a manter o hálito fresco
Aparelho mal higienizado pode causar mal hálito e mal hálito causa constrangimento, por isso, aprender a lavá-lo é fundamental. No caso dos móveis, o ideal é escová-los com sabonete líquido neutro e uma escova dura para a remoção dos resíduos e em seguida lavá-lo em água corrente.
Para que o aparelho móvel fique com um gosto bom e colabore para que seu hálito fique fresco, o especialista indica que após a lavagem seja colocado por alguns minutos dentro de um copo contendo qualquer enxaguatório bucal sem álcool diluído em água (meio a meio). 
No caso dos aparelhos fixos, o uso de uma escova interdental faz toda a diferença. Use-a para limpar cada uma das peças do aparelho, especialmente as superfícies de contato entre eles e o esmalte do dente. O fio dental deve completar a higiene dentária com o uso de agulhas passa fio que passam o fio dental por trás do arco metálico.

Evite os elásticos transparentes ou claros. Eles são fáceis de sujar, pois mancham mais fácil com comidas pigmentadas e com, o passar do tempo, ficam mais amarelados dando a impressão de sujos. A vantagem desse tipo de cor é que ela torna o uso do aparelho mais discreto. No entanto, se mesmo assim ela for sua primeira opção, saiba que você não poderá trocá-las quando quiser. Essa troca só pode ser feita pelo ortodontista. 

Essas são as nossas dicas, espero que tenham gostado!