Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Alteração no paladar, gosto metálico na boca e alteração na saliva são comuns na gravidez.

Sabemos que a gravidez é um período cheio de novidades e de mudanças no corpo da mulher, muitas vezes causados pelas mudanças hormonais tão frequentes. Um sintoma comum, que segundo os profissionais também está relacionado com os hormônios  é a alteração no paladar. A disgeusia, que não acomete todas a grávidas, tem como principal sintoma o gosto metálico na boca, além do paladar alterado. Segundo os especialistas, outros culpados para esse incômodo seriam um aumento das papilas gustativas, que ocorre nesse período, além das vitaminas e pílulas de hormônio usados nessa fase.

Como aliviar os sintomas

Uma higiene bucal eficiente e frequente, com uso correto do fio dental, gargarejo com soluções específicas, mascar chicletes e chupar balas sem açúcar, comer ou tomar suco de frutas cítricas e beber muita água são algumas das orientações dos especialistas para melhorar a limpeza bucal e ajudar a eliminar o gosto amargo. Fato é, que não há como evitar a disgeusia, mas seus sintomas podem ser amenizados com essas dicas simples e fáceis de fazer. 

Saúde do bebê

Embora sendo um sintoma bem chato para a futura mamãe, a boa notícia é que não interfere e não prejudica a saúde do bebê. Por isso, é fundamental que além do acompanhamento mensal com o obstetra, para fazer o pré natal, as grávidas procurem também um dentista para ser orientada como melhor lidar com mais esse sintoma da gravidez, e assim possam amenizar os incômodos e curtir plenamente essa linda fase na vida da mulher. 

Outros fatores que causam a disgeusia

É bom lembrar que no caso das grávidas a disgeusia é passageira e até comum por causa dos hormônios. Mas existem outros fatores e doenças que podem causá-la, entre eles: a faringite, sinusite, resfriado, infecção nasal, infecção nas glândulas salivares ou nasal, tratamentos oncológicos, entre outros. Menos comum, mas pode ocorrer também pelo fumo, consequência de cirurgia no ouvido, deficiência de vitaminas B12 ou zinco, ferimento na boca ou nariz ou mesmo pelo uso de alguns medicamentos. Por isso é sempre importante consultar um especialista no caso do surgimento de qualquer um dos sintomas citados acima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário