Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Medicamentos pediátricos podem corroer os dentes

Novo estudo alerta: crianças deveriam escovar seus dentes depois do uso de xaropes adocicados. 

Um estudo da Universidade Federal de Sta. Catarina diz que medicamentos utilizados por crianças são extremamente prejudiciais aos dentes, principalmente se for na hora de dormir e não tiver hábitos de higiene bucal.

Tal estudo envolve um xarope popular para tratar alergias respiratórias, cuja composição muito ácida e sem nenhum fluoreto, contribui para a formação da erosão dental.

Foram utilizadas 70 amostras de esmalte de dente, e imersas em várias soluções que simulavam o ambiente oral normal durante o dia e a noite por 10 dias, sendo aplicado a algumas amostras um xarope para tosse anti-histamínico e em outras amostras fluoreto, diariamente.

Observou-se que o fluoreto é achado fundamental para a preservação dos dentes contra o ph ácido de tais medicamentos. Por isso, os pais precisam atentar que o uso de xaropes adocicados, especialmente na hora de dormir, podem aumentar o risco da incidência da erosão dental.
A prevenção deste tipo de erosão dental é tão simples como manter bom hábitos de higiene, que são escovação e o uso do fio dental.

Vale lembrar que a ação nociva destes medicamentos é muito semelhante ao que acontece ao permitir a uma criança beber suco antes da hora de dormir, pois com a diminuição da salivação, o açúcar aumentado e um maior ataque de bactérias produtoras de ácido, aumenta-se o risco de incidência da erosão dental.

Fonte: Odontologika

Nenhum comentário:

Postar um comentário