Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O que é a odontologia protética?

A odontologia protética é o campo da odontologia especializada que centra a atenção na reparação ou substituição de dentes faltantes, mediante o uso de diversas técnicas e dispositivos que incluem próteses completas, pontes dentais, coroas e implante dentais. O dentista geral pode ter capacitação adicional em odontologia protética, ou recomendar um especialista, se você requer uma prótese dental.
A odontologia protética inclui o ajuste de prótese ou pontes para quem já tem dentes faltantes, ou pode incluir a extração de dentes com danos graves ou cujas cáries são muito graves para serem tratadas de outro modo. Os dispositivos usados em odontologia protética (também denominada odontologia restauradora) dividem-se em duas categorias:
  • Fixos. Os dispositivos fixos incluem obturações ou coroas que se ajustam especificamente a um dente ou a dentes e são cimentadas no lugar. Os dispositivos fixos também incluem implantem dentais, que se asseguram no maxilar. Em condições ideais, os dispositivos fixos duram entre cinco e quinze anos, segundo o material de que estão fabricados.

  • Móveis. Os dispositivos móveis incluem próteses dentais completas e parciais, que se retiram durante a noite para serem limpas.
Além disso, um prostodontista intervém nos tratamentos para ajudar no manejo de problemas maxilares causados por transtornos da articulação temporo-maxilar (ATM) como o bruxismo e apertar os dentes. Em alguns casos, estas condições se tratam com uma placa de descanso personalizada, que o paciente usa durante a noite. Em outros casos, pode ser necessário um procedimento protético, por exemplo, uma coroa, uma ponte ou um implante, se a ATM é causada por dentes danificados ou mal alinhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário