Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Como se desenvolvem as manchas nos dentes durante a gravidez?

As tetraciclinas são antibióticos poderosos e muitas mulheres receberam estes fármacos durante a gravidez antes de 1980. Seu uso era especialmente amplo na década de 1950. Em conseqüência, os adultos nascidos antes de 1980 podem correr o risco de apresentar manchas cinza persistentes nos dentes.
Foi demonstrado em estudos que se uma mulher toma tetraciclinas durante a gravidez, o fármaco se calcifica nos dentes em desenvolvimento do bebê. O resultado é uma mancha cinza escura ou cinza/marrom que afeta todo o dente, ou a mancha pode aparecer como bandas horizontais de intensidade de cor variável. Além disso, as crianças que recebem tetraciclinas durante os anos de formação dos dentes podem desenvolver manchas nos dentes.
Algumas pessoas que apresentam manchas nos dentes devido às tetraciclinas optam por coroas ou folhas para melhorar o aspecto dos dentes. Mas é importante que estes tipos de tratamento não a impeçam de seguir uma rotina constante de cuidado oral e consultar com um dentista regularmente, a fim de detectar qualquer signo de cárie.
Em 2006, um estudo achou que um protocolo que incluía uma combinação de creme dental com fluoreto de prescrição e uma combinação de tratamentos branqueadores em um consultório de dentista, seguido de várias semanas de branqueamento noturno domiciliário, produzia resultados favoráveis. As soluções de branqueamento dos dentes geram uma maior sensibilidade dental, por isso é possível que você deva tomar precauções adicionais, como o uso de uma escova de dente de cerdas macias ou fio dental macio, a fim de reduzir as moléstias e permitir que mantenha uma rotina regular de cuidado oral. Além disso, pode ser útil o uso de um creme dental formulado para dentes sensíveis.



Como já vimos anteriormente, é muito importante os cuidados gestacionais odontológicos na gravidez, principalmente para a saúde do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário