Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pacientes com diabete: Não esquecer do uso do fio dental

O uso diário de fio dental nos dentes é importante para ajudar a promover a saúde geral, até para as pessoas mais saudáveis. Mas os diabéticos devem estar especialmente atentos ao uso de fio dental, além de escovar os dentes. A glicemia elevada que acompanha a diabetes pode afetar os dentes e as gengivas de diversas maneiras.

Lembre que as bactérias da boca podem causar acumulação de placa sobre os dentes, o qual conduz à formação de sarro. Por sua vez, o sarro costuma irritar as gengivas. As bactérias da placa também podem causar gengivite. A gengivite não tratada pode dar lugar a periodontite, uma infecção grave da gengiva e dos ossos que rodeiam os dentes. A periodontite pode causar o recesso das gengivas, e nos casos avançados, os dentes se afrouxam e caem.

Os diabéticos podem ser mais suscetíveis a infecções e demorar mais em cicatrizar. E a higiene oral inadequada também dificulta o controle da diabetes. Se você desenvolve uma infecção devido à doença das gengivas, isto pode afetar sua necessidade de insulina.
Mas você pode manter uma correta saúde oral apesar da diabetes, por meio da escovação e o uso regular de fio dental. Assegure-se de informar ao seu dentista sobre sua diabetes e programe controles regulares para limpezas dentais exaustivas. Durante estas consultas, seu dentista ou higienista dental poderá detectar os signos precoces de irritação das gengivas e ajudar na prevenção de infecções.
Fonte: Oral B

Nenhum comentário:

Postar um comentário